Pages

Subscribe:

Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa - O Que É e O Que Muda

reforma ortografica
Neste começo de ano um assunto vem sendo muito comentado em meios de comunicação como: televisão, jornal, revistas, rádio, a própria internet e também entre pessoas, enfim, num todo em geral. Mas o que é este assunto tão comentado? É a reforma ortográfica!

O Que é a Reforma Ortográfica?


Bom, a Reforma Ortográfica é um acordo internacional feito pelos países que falam a língua portuguesa para unificar a forma da escrita nestes países. São estes os países: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal.

O Que Muda com a Reforma Ortográfica?


O que irá mudar com a Reforma Ortográfica seram algumas regras aplicadas a escrita, apenas a escrita terá mudança e nada [lógico] na forma de falar. Então para ficar mais fácil o entendimento para você, fiz uma pequena lista com as principais mudanças, confira:

- As letras k, w, y entram de vez no alfabeto, este que passa agora a ter 26 letras.

- O trema desaparece nas palavras em português, mas palavras estrangeiras sua utilização continua, por exemplo: Müller, Hübner. Então quer dizer que você agora pode escrever sussegado liguiça desta forma que não estará errado, esqueça o lingüiça, mas como eu citei acima é apenas a forma da escrita, não vá sair por ai falando lin-GUI-ça com som de GUI de Guilherme por exemplo, se não estará falando errado e correrá o risco de alguém ainda por cim rir de você hein.. rsrs

- O acento agudo some de ditongos abertos "ei" e "oi", como: idéia, heróico. Agora é ideia, heroico!

- O acento circunflexo também desaparece nos casos de palavras com o duplo "o" e duplo "e", como em vôo que se torna voo e crêem que se torna creem.

- O hífen terá sua regra de uso bastante modificada também, ela deixará de ser aplicadas em algumas palavras como anti-religioso, que passa a ser antirreligoso dobrando a letra "r" e algumas outras mudanças em outras palavras.

Enfim, estas são apenas algumas mudanças mais básicas que ocorreram na nossa língua. Mas fique tranquilo [sem trema hein, kkk] que elas estão sendo implantadas em 2009, mas, só será obrigatório esta forma a partir de 2012. Então as regras "antigas" ainda estão valendo.

E uma grande referência neste assunto que é o Professor Pasquale Cipro Neto deu uma rápida entrevista ao programa Jornal Hoje explicando um pouco desta Reforma Ortográfica, achei ela bem legal. Caso você se interessar em assisti-la, basta ver o vídeo da entrevista logo abaixo:



Espero que tenha se esclarecido um pouco sobre a Reforma Ortográfica.
Abraço!

26 coment's:

súh disse...

este site me ajudou muito num trabalho de português que eu fiz!!!

Anônimo disse...

Também me ajudou em um trabalho de português,valeu.

Anônimo disse...

achei uma merda essas
mudanças ortograficas!!!!!!!!!!!........

Unknown disse...

valeu valeu !!!

Wine Santos disse...

suas informações me ajudaram muito, vlw!

Anônimo disse...

Esse site me ajudou bastante em um trabalho que eu fiz.
*levei nota maxima ''incrivelmente incrivel'' rsrsrsrsrsrs

Anônimo disse...

vlw isso me ajudou mt peguei pra um trabalho
kkkk
vlw!!

amanda souza disse...

essas informação me ajudaram muito ,e gostei das mundanças.

Anônimo disse...

aadorei o site valeu

Lethicia Rosana disse...

Mee ajuudou muuito num trabalho de português
vaaaaaleeeu

Anônimo disse...

me ajudou numa pesquisa de português

Anônimo disse...

Eu, Ismeraldo de Santana, quero aqui manifestar a minha indignação a esse tratado de reforma na ortografia da nossa língua portuguesa. Vejo essa medida, não como mudança evolutiva na cultura e na língua do nosso povo, mas algo de cunho político.
Entre tantos inconvenientes e justificativas contraditórias às regras do idioma, quero citar um exemplo de um professor da língua portuguesa, que também resiste a esse pensamento absurdo. A Argumentação deste professor foi noticiário na TV, que por sinal o mesmo está impetrando na justiça uma ação contra a essa mudança. Ele exemplificou da seguinte maneira:
Guarda-chuva – verbo + substantivo – palavra composta com hífen.
Mandachuva – verbo + substantivo – palavra composta sem hífen
Daí a pergunta:
Qual a justificativa para estabelecer a diferença? Eu digo isto: no mínimo - é um contrassenso. Também quero dar um exemplo: idéia e aveia. A primeira palavra é formada por tritongo aberto e tônico; a segunda é formada por tritongo fechado e átono: sem acento agudo: como diferenciar o som de uma e outra? Será por meio de adivinhação? !
Podemos ir de encontro esse absurdo, até mesmo por uma questão de formação histórica e cultural do nosso idioma em nível regional; o que deve ser respeitado. E não se falando que esta mudança provocará a deformação na estrutura morfológica e na fonética da nossa língua.
As outras regiões se quiserem, e até mesmo o país de origem da língua (Portugal) que se adequem ao nosso modelo, e não nós a elas. Afinal a estrutura morfológica e a fonética do nosso idioma são a maneira culta e correta da nossa língua portuguesa.
Conclamo a este professor que cito no comentário (não consegui identificar o seu nome), também a todos aqueles que resistem a esta ideia absurda como nós: gramáticos, escritores, filólogos, a sociedade brasileira e profissional congênere.
Resistimos a esta mudança absurda. Podemos formar uma lista de assinaturas e impetrarmos uma ação na justiça. Assim como está fazendo este honroso e corajoso professor.
Devo dizer aos senhores que a minha formação acadêmica não é em letras ou algo que o valha; sou engenheiro agrônomo, porem, sou um naturalista com fome e sede de justiça; e quero (pois), defender a minha pátria, a minha língua, a minha cultura e o meu povo. Não me deixo levar por interesses políticos e econômicos e outros que venham beneficiar pequenos grupos e em detrimento da nossa sociedade.

Cordialmente,


Ismeraldo Santana (Mero)
Contato: merojaguari@hotmail.com
(77) 3426 - 9227

Anônimo disse...

to salva!!!!!!!

king_radexi disse...

otimo blog de explicaçao gostei muito!muito obr... me ajudou muito!fooi o melhor site que eu vi dessa categoria!

Anônimo disse...

essa dica valeu muito pro meus estudos.

jhonny disse...

esse saite me ajudol pra caranba valel

Unknown disse...

O Que Muda com a Reforma Ortográfica?

O que irá mudar com a Reforma Ortográfica seram?

Favor retificar!!!

Pb disse...

Tritongos também mudou?

Anônimo disse...

Me ajudou agora no trabalho de Português.

Anônimo disse...

Eu (Samantha),e as minhas primas(Alcione e Yasmim)tinham que fazer um trabalho de Língua Portuguesa,e esse SITE ajudou muito agente . . . Obrigada !!!

.* mii disse...

Qual Foi a última Reforma Ortográfica que aconteceu no Brasil?

.* mii disse...

Qual foi a última reforma ortográfica que aconteceu no Brasil?

Anônimo disse...

obrigaduuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu por me ajudarem no meu trabalho

Anônimo disse...

Gosteei muito foi boom pro meeu trabalho de portugues mais faltou uma coisa...a grafia , mas , tirando isso , tah ótimo !

Anônimo disse...

dddemais .....ajudou no para casa valendo 13pnts ne produçao e portuguuues .......vlw vlw vlw vlw vlw vlw ........ mesmmmo .....,

Anônimo disse...

precisa melhorarrr uuummm pouquinho;...............

Postar um comentário

Faça um bom aproveito deste espaço!
Deixe aqui suas idéias, opiniões, sugestões, críticas [construtivas], etc...
=D