Pages

Subscribe:

Curiosidades animais


curiosidades
Algumas curiosidades super legais sobre os animais!

Por que o papagaio imita o que nós falamos e os outros animais não?
A capacidade de falar está ascidiada ao formato da língua. Todos os animais que possuem língua redonda são capazes de emitir sons bem articulados, como a fala no ser humano. Se o animal tem capacidade mental para conseguir imitar a fala humana e tiver a língua redonda, como a nossa, imitará a fala. O papagaio, periquito, maritaca, cacatua, mainá etc. são pássaros que possuem língua redonda, por isso conseguem imitar nossa fala.

Qual a maior tartaruga do mundo? E quanto ela pesa?
A maior tartaruga do mundo é a tartaruga marinha, Dermochelys choriacea, que pode exceder os 2 metros e pesar 550 kg.

As formigas dormem?
As formigas trabalham numa espécie de "turno", onde há troca de formigas para realizar as tarefas do formigueiro. As formigas não dormem propriamente, mas seu metabolismo abaixa, e por isso ela fica num estado de letargia, ou seja, "mais lerda".

Como os vaga-lumes acendem as luzinhas?
A luz é produzida pela oxidação de uma substância química chamada luciferina na presença de uma enzima chamada luciferase, ATP (fonte de energia) e magnésio. A cor e o ritmo da luz variam de acordo com a espécie. O animal pode controlar a produção, a duração e a intermitência (quantas vezes acende e apaga) da luz. A luminescência é um aviso aos inimigos para que se afastem. Nos adultos, também tem a função de atrair a fêmea para o acasalamento.

Por que os peixes morrem de barriga para cima?
A grande maioria dos peixes possui um órgão chamado bexiga natatória, que é um a bolsa de ar que ele infla ou murcha, respectivamente para subir ou descer, nas diferentes pressões do ambiente aquático em que vive. Quando o peixe morre, esta bexiga natatória fica com um pouco de ar, e como este órgão se localiza na barriga, faz com que o peixe fique virado. Podemos pensar também no seguinte: a coluna vertebral do peixe é mais pesada que os órgãos que estão na sua barriga, e este fato, somado à presença da bexiga natatória, contribuem para que o peixe fique de barriga para cima.

Onde ficam as moscas de noite?
Dependendo da mosca em questão, podemos dizer o seguinte: algumas moscas têm um período de vida muito curto, de apenas 24 horas. A maioria das moscas que conhecemos é de hábitos diurnos. Portanto, nascem de madrugada, reproduzem-se de dia e morrem na madrugada seguinte. Outras moscas já têm um ciclo mais longo de vida, mas, como já disse, a maioria tem hábitos diurnos, à noite, procuram frestas para se abrigarem, saindo quando o dia clareia.

2 coment's:

Anônimo disse...

Muiiito interessante,hein gostei!Bjus

Anônimo disse...

Taí. É como diz o caipira lá na minha terra, chamada Tabuí, "quanto mais a gente veve, mais aprende".

Postar um comentário

Faça um bom aproveito deste espaço!
Deixe aqui suas idéias, opiniões, sugestões, críticas [construtivas], etc...
=D