Pages

Subscribe:

Curiosidade, por que o gelo queima a pele?

gelo

Esta é uma curiosidade bem interessante, você sabe por que o gelo queima a pele?

Sabe-se que um gelo normal tem sua temperatura constante de 0 grau. Mas, nossa pele é bem mais quente, com uma temperatura em torno de 36 graus. Assim, quando entram em contato ocorre o chamado choque térmico, afinal de contas são temperaturas bem distintas.


E o gelo mantido sobre a superfície cutânea, ativa receptores de temperatura e os responsáveis por transmitir as mensagens de dor. Então, passamos a sentir uma queimação.

Nosso corpo em resposta a esta agressão, dilata se pequenos vasos sanguíneos, aumentando a irrigação local. Isso nada mais é que uma tentativa de reaquecer a região, a chamada hiperemia. Por isso então que a pele fica avermelhada.

Isto é um fenômeno que não provoca uma queimadura pra valer na pele, e sim apenas a sensação de que o gelo queima a pele.

Saber... saber certinho assim eu não sabia disto, mas tinha uma idéia.
E você sabia disto ?

15 coment's:

Unknown disse...

obrigado pela explicação......
abraços

carliana patricia de jesus disse...

meu nome e carla vivo no interior de rondonia.precionei por muito tempo o gelo na minha perna i fico muito escuro queimo,alguem pode me dizer o que e bom pra clarer mancha queimada por gelo?

carliana patricia de jesus disse...

o que e bom pra clarer a mancha queimada por gelo na pele?

Americo Barbosa disse...

Na verdade não é bem assim.
Quando o gelo entra em contato com a pele os corpúsculos de Ruffini [responsáveis pela sensação de frio] começam a enviar sinais de frio para o hipotalamo.
O hipotalamo tem, entre todas as suas varia funçoes, a função de termorregulador do corpo.
O gelo está com uma temperatura muito baixa. Quando fica muito tempo em contato com a pele ocorre um envio exagerado ao hipotalamo, que o sobrecarrega.
Com o hipotalamo sobrecarregado há uma resposta exagerada, que dará a sensação de dor.

Não ocorre hiperemia, muito pelo contrário.
Há primeiramente uma vasoconstrição, para tentar manter o sangue quente, para não esfriar os outros órgãos.
Com o tempo exagerado do gelo ocorre uma agressão à pele, o que causará uma resposta inflamatória, causando assim uma vasodilatação.

Mas muito boa a matéria. Porem pesquise um pouco mais.

DaNN disse...

Muito Obrigado pelas informações Americo Barbosa!

E só para constar, este post foi feito baseado em uma matéria que li na Revista Saúde da editora Abril...

Americo Barbosa disse...

Dann, de nada..estamos aí..hehehe
Estava pensando em fazer um blog sobre saúde, mas num dá tempo..hehehe

Paulo disse...

o gelo pode não "queimar" mas o nitrogênio líquido "queima"!!!

Unknown disse...

Ola,bom li a materia q achei super interessante mais tambem me instigou um pouco,geralmente quando eu tenho uma pessemia noite de sono e aparecem olheiras eu coloco gelo na regiao antes de passar o creme,nao me afeta em nada pelo contrario, nao ha vermelhidao e nao tenho sensacao de queimadura no local.Alguma recomendacao?

Unknown disse...

obrigado me ajudou muito na minha pesquisa!!! valeu mesmo

Anônimo disse...

olha... eu meti gelo no joelho por varios dias direto e ele queimou mesmo... ja faz umas 2 semanas e esta até descascando
acho q vc nao está totalmente certo

Anônimo disse...

eu adorei essa respota;vc e demas americo barbosa

alexguedes disse...

eu gostaria de saber se colocarmos gelo seco no braço e apertar por 1 min,e sentir como tivesse tomando uma ingeção e depois tirar e ficar um buraco o depois voltar ao normal o gelo penetra ou evapora.

Unknown disse...

Eu estava com dor na parte posterior da coxa, entao resolvi colocar gelo na regiao, meu treinador recomendou q eu colocasse na area 20 minutinhos de gelo a cada uma hora. Nos primeiros 20 minutos quando acabei, minha pele estava com uma mancha vermelha na local onde estava o gelo e não saiu até agr!! O que devo fazer, estou passando uma pomada pra assadura q minha mao falou... Me ajudem por favor, nao quero ficar marcado com uma mancha !!!

Anônimo disse...

Eu trabalho em uma lanchonete fazendo sucos. Tenho que manusear gelo direto nas mãos ao mexer na geladeira. Tenho a pele muito clara, sou ruivo. A palma das minhas mãos estão muito vermelhas como se tivessem queimadas. Alguem pode me esclarecer por favor!
Obrigado.

Unknown disse...

Fernando,
quanto ao uso de gelo, você não deve coloca-lo sem que haja uma proteção para não ocorrer queimadura na pele (uma toalha de rosto, que não seja tao fina), se você preferir, use um saquinho com água e algumas pedras de gelo. Outra coisa, o gelo deve ser usado com um prazo de 1 hora entre as aplicações.
Quanto á mancha vermelha, trate como queimadura, e siga orientações médicas.
O uso do gelo ou de água morna, é uma forma de tratamento (termoterapia) superficial, ou seja, atinge somente 3mm, por isso não é possível ocorrer a vasodilatação ou vasoconstrição (no caso da crioterapia), para que isso ocorra, seria necessário realizar termoterapia profunda.
O sistema linfático (que é superficial e não tem seus vasos elásticos), para as proteínas que ficam acumuladas entre as células sejam drenadas, é necessário realizar exercícios em bomba (contração muscular).

Postar um comentário

Faça um bom aproveito deste espaço!
Deixe aqui suas idéias, opiniões, sugestões, críticas [construtivas], etc...
=D