Pages

Subscribe:

Curiosidades Humanas


curiosidades
Várias curiosidades sobre nós, humanos

Porque é que às vezes, quando estamos a adormecer, temos a sensação de que estamos a cair?
Isso é a alucinação hipogénica, o momento exacto em que o sono está a ser gerado. Acontecem abalos motores que, quando mais intensos, reflectem-se nos músculos, criando a sensação de queda

Porque é que algumas pessoas espirram ao olhar para o Sol?
Esta reacção chama-se "reflexo cruzado". Qualquer luz forte a provoca. No cérebro, existem 12 pares de nervos que levam mensagens motoras e sensoriais para o sistema nervoso. As mensagens do nervo que cuida da visão passam por vias muito próximas às enviadas pelo nervo do olfacto e pelo trigémeo, que comenda a concentração dos nervos da mucosa nasal. O espirro, então, é inevitável.

Porque é que as pessoas gaguejam?
O gago tem um distúrbio no ritmo da linguagem que pode ter sido causado por factores psicológicos (problemas no relacionamento familiar, ciúmes, insegurança ou ansiedade) ou factores físicos (complicações na hora do parto ou acidentes que provoquem traumatismos no cérebro).

Porque é que algumas pessoas enjoam quando andam de barco?
O sistema nervoso autónomo, responsável pelos movimentos involuntários do corpo, percebe o balanço da embarcação, em razão das variações consecutivas na posição do labirinto do ouvido, que comanda o equilíbrio do organismo. Isso causa uma série de alterações orgânicas, como vertigens, contracção do estômago e secreção dos sucos gástricos, provocando mal-estar e vómitos.

Porque é que a palma da mão e a sola do pé não se bronzeiam?
Porque a pele dessas partes é diferente: a derme é mais grossa do que as demais áreas do corpo. E também ficam menos expostas aos raios do sol.

Porque é que as lágrimas são salgadas?
As lágrimas contêm sal e uma outra substância desinfectante que mata os germes e evita a infecção dos olhos. Elas são formadas pelas glândulas que ficam logo acima do globo ocular. Quando essas glândulas não funcionam bem, os olhos ficam secos.

Quanto tempo é que um homem aguenta sem dormir?
Experiências científicas revelaram que após quatro dias é impossível ficar acordado sem sequelas. Durante a ditadura militar, este era um dos métodos de tortura utilizados e acredita-se que houve pessoas que morreram em decorrência disso. Durante o sono ocorre a recuperação dos músculos e dos ossos, porque ele estimula a secreção de uma hormona regenerativa, além de organizar o nosso lado emocional. Prova disso é o mau-humor e a irritação decorrentes de noites de insónia.

Pensar queima calorias?
As células nervosas - neurónios - re tiram energia do oxigénio e da glicose para realizar as actividades cerebrais. Os neurónios gastam entre 7 a 10 miligramas de glicose por minuto por cada 100 gramas de peso do cérebro. Isto corresponde a uma variação de 0,028 a 0,040 calorias por minuto.

Para que serve o apêndice?
O apêndice é um órgão linfóide de defesa. O apêndice originalmente fazia parte do intestino grosso. Nos animais herbívoros, ele tem a função de uma bolsa de fermentação, onde as bactérias digerem a celulose. No ser humano o apêndice é bastante atrofiado e não exerce funções digestivas. A única coisa que faz no nosso corpo é produzir glóbulos brancos - ainda assim em quantidades pouco representativas. Quando fica inflamado, deve ser removido.

O que é o sonambulismo?
O sonambulismo é provocado por uma arritmia cerebral, geralmente hereditária, e acontece com mais frequência nas crianças com idades entre os três e dez anos. Trata-se de um distúrbio benigno que ocorre na primeira das seis passagens nocturnas de um sono mais profundo para uma mais superficial. As funções motoras despertam, enquanto a consciência continua a dormir. O sonâmbulo movimenta-se, mas não sabe o que está a acontecer.

O que são os soluços?
São uma contracção involuntária do diafragma, principal músculo responsável pela respiração. A causa mais comum são os distúrbios gastrointestinais passageiros, que podem ser provocados pela ingestão de uma grande quantidade de alimentos ou de substâncias que irritem o aparelho digestivo, onde existem receptores que informam o sistema nervoso sobre a qualidade do que foi ingerido. O sistema nervoso manda um reflexo para o diafragma, provocando uma inspiração abrupta que termina com o fechamento repentino da glote, região que liga a faringe com a laringe.

O que é o coma?
É a completa falta de consciência, a perda de reacções nervosas ao estímulo interno. O coma pode ser mais ou menos profundo e ser provocado por diversas causas. Os casos mais profundos podem durar prazos indefinidos e são causados pela pouca ou nenhuma oxigenação do cérebro, gerando lesões irreversíveis.

O que é o bruxismo?
Não, não é nenhum tipo de feitiçaria. O Bruxismo é aquele ranger de dentes que acontece durante o sono. As crianças e os adultos apertam as mandíbulas e movimentam a arcada, fazendo barulho e desgastando os dentes. A força do ranger é trinta vezes maior do que a realizada para mastigar alimentos. A palavra vem do grego "bruxus", que significa atrito.

O lado direito do corpo é igual ao lado esquerdo?
Não, a simetria do corpo não é perfeita. Um braço de uma pessoa pode ser mais curto do que o outro, sem que isso seja um defeito físico. Mesmo nos órgãos internos, as diferenças existem. Os pulmões, por exemplo, são diferentes. O lado direito tem três divisões (ou lobos) e é maior que o esquerdo, que só tem dois lobos.

O que faz os peidos cheirarem mal?
O odor dos peidos vem de pequenas quantidades de sulfeto de hidrogénio (gás sulfídrico). Esses compostos contêm enxofre. Quanto mais rica em enxofre for a sua dieta, mais desses gases vão ser produzidos pelas bactérias no seu intestino e mais os seus peidos vão cheirar mal. Pratos como couve-flor, ovos e carne são notórios por produzirem peidos mal-cheirosos, enquanto o feijão produz grandes quantidades de peidos, não necessariamente mal-cheirosos.

Do que é feito o peido?
A composição do gás é altamente variável. A maior parte do ar que engolimos, especialmente o componente Oxigénio, é absorvido pelo corpo antes do gás alcançar os intestinos. Quando o ar atinge os intestinos, a maior parte do que resta é nitrogénio. Reacções químicas entre o ácido estomacal e os fluidos intestinais também podem produzir dióxido de carbono, que também é um componente do ar e um produto da acção bacteriana. As bactérias também produzem Hidrogénio e metano.

Site fonte dessas curiosidades:
Netmarkt.com.br

3 coment's:

Anônimo disse...

Nossa adorei essas curiosidades,hein

Unknown disse...

MUITO BOM!!!

Ananda Maciel disse...

Super interessante, adoreii!

Postar um comentário

Faça um bom aproveito deste espaço!
Deixe aqui suas idéias, opiniões, sugestões, críticas [construtivas], etc...
=D